Domingo

23.NOV

BOA TARDE

Artigos
Busca:

MEU FILHO NÃO APRENDE POR QUÊ ?!

Autor: Eleusa Tenório


Está é uma das mais angustiantes perguntas de pais com filhos em idade escolar. Unem-se a elas outras como: Meu filho tem 6 anos e não sabe ler, é normal ? Ele tem TDAH ? É dislexo ? ... E agora???
Todos os dias entram em nossos consultórios pais aflitos e com o medo de que algo esteja errado com seu filho; angustiados com a possibilidade de ouvir de nós que não são “perfeitos”, “normais” ou que eles, pais, falharam. Costumo perguntar-lhes: O que é perfeito ou normal para vocês ? Ao mesmo tempo gostaria de perguntar aos profissionais da educação, psicologia e psicopedagogia: O que é anormal na aprendizagem ?
A atual sociedade se preocupa com a perfeição, não apenas em termos de corpo, mas também a perfeição na inteligência. Os pais estão preocupados na perfeita educação escolar de seus filhos para um perfeito futuro. (Atitude louvável).
Mas...e quando algo dá errado ? E quando nossos filhos não estão aprendendo no ritmo esperado “pedagogicamente” ? E quando não são atentos e quando “odeiam” estudar ?
Problemas na aprendizagem existem sim. E são vários, oriundos de diversas causas e resolvidos de diversas formas. Muitas teorias explicam o processo de aprendizagem, outras listam os tipos de problemas no aprender e poucas dizem o que devemos fazer. Gastamos muitas horas tentando enquadrar as crianças que não estão aprendendo como deveriam, em algum tipo de problema. Necessidade também nossa, psicopedagogos e profissionais da educação. Precisamos partir de algum ponto. Concordo. Mas não podemos parar apenas no diagnóstico e pronto.
Como já falamos, aprender é um processo natural, espontâneo e prazeroso que tem inicio no nascimento.
Mudo agora a pergunta: “Esta criança não aprende, por quê ?” para “Não há prazer no aprender desta criança, por quê?
Se conseguirmos mudar a pergunta, mudaremos todo nosso pensar. Onde foi que se perdeu o prazer de aprender, o prazer da curiosidade, o prazer de conhecer o novo ?
Gosto de uma frase de Alícia Fernandes quando diz: “Se nossas crianças estão no mundo da lua, tragam a lua para sala de aula”. Em outras palavras, tragam o prazer para a aprendizagem.
Respondo agora aos pais: Seu filho pode não ser “perfeito” como se esperava, mas acharemos juntos o caminho para fazê-lo sentir prazer no conhecer e voltar ao curso natural e espontâneo do aprender.


WAD